IA E Pesquisa de Marketing: MKTLAB Contou Com a Participação de Igor Gammarano

No dia 26 de maio, ocorreu mais uma edição do projeto MKTLAB da EAUFBA que aprofundou um dos temas mais buscados do momento: o uso de inteligência artificial (IA) na pesquisa de marketing. Com mediação da professora Luciana Vera, coordenadora do MKTLAB, o MKTLAB contou com a participação especial do professor Igor Gammarano (UEPA), referência nacional e internacional na aplicação de IA em estudos acadêmicos e de mercado.

Informações Referentes ao MKTLAB

Criado durante a pandemia, em 2020, o MKTLAB é uma iniciativa de extensão e pesquisa vinculada à Escola de Administração da UFBA. É desenvolvido pela professora Luciana Vera, o projeto se tornou uma plataforma aberta para discutir temas como marketing, inovação, comportamento do consumidor e novas tecnologias.

IA na pesquisa em marketing: muito além da automação

Durante o MKTLAB, Igor Gammarano apresentou um panorama histórico da IA e detalhou como ferramentas generativas e dedicadas estão redesenhando os métodos de pesquisa. A palestra destacou o uso estratégico de plataformas como There’s an AI for That, POE.AI, Space, Research Rabbit e NotebookLM, capazes de otimizar desde o levantamento bibliográfico até a análise de dados qualitativos e quantitativos. Segundo Igor Gammarano, o verdadeiro diferencial da inteligência artificial não está apenas na velocidade ou automação, mas na sua capacidade de personalização: “O ponto principal da IA é entender as demandas do usuário e adaptar os resultados às suas necessidades, cocriando conhecimento com precisão e agilidade.”

Ferramentas práticas apresentadas

SPACE: IA dedicada para busca e análise de literatura científica, que organiza os principais artigos, gaps de pesquisa e tendências emergentes em áreas como marketing de influência.

Research Rabbit: ferramenta de mapeamento de redes de autores e trabalhos acadêmicos, permitindo visualizações sistêmicas do estado da arte.

NotebookLM: recurso do Google para leitura ativa, extração de dados e organização de informações de artigos científicos.

Transcriptor: IA voltada para transcrição automática de entrevistas qualitativas.

POE.AI: plataforma que centraliza acesso gratuito a modelos como ChatGPT e Claude, ideal para estudantes e pesquisadores com limitações de acesso a versões pagas.

Reflexões éticas e ambientais

Além das aplicações técnicas, Igor Gammarano também falou sobre o impacto ambiental do uso massivo de IA, alertando para o consumo elevado de recursos naturais como a água nos processos de resfriamento de data centers. Ele também abordou questões éticas, como o viés algorítmico e a necessidade de letramento tecnológico para uso responsável das ferramentas.

Assista a recente edição do MKTLAB com a participação do Professor Igor Gammarano: